7 Alimentos para aumentar a imunidade

 De Dicas de Saúde

Listamos para você 7 alimentos naturais para aumentar a sua imunidade:

1. Maca Peruana

Imagine um alimento que ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco. Muito prazer, essa é a Maca Peruana. O nome pode soar estranho, mas essa plantinha já vem sendo estudada há algum tempo e parece fazer maravilhas à saúde de quem a consome.

A maca é uma planta adaptógena, o que significa que ela melhora a saúde adrenal e ajuda o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza, combate à fadiga, fortalece e dá energia e melhora a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço.

2. Matchá

O matchá é um chá em pó feito por meio da secagem das folhas da Camellia Sinensis. Muito consumido pelos japoneses, o matchá passa por um processo em que as folhas são maceradas até virarem pó, que pode então ser ingerido como chá. O matchá é considerado um alimento com grande poder antioxidante, e contém uma maior quantidade de catequinas quando comparado ao chá verde comum. Essas substâncias possuem a capacidade de combater a ação dos radicais livres, o que aumenta o poder de prevenção do envelhecimento celular e do desenvolvimento de diversas doenças. Inclusive, além de praticamente não ter contra indicações, o matchá possui ação anti-inflamatória, auxilia no emagrecimento, diminui os níveis de colesterol e elimina toxinas do organismo.

3. Chia

A chia é bastante conhecida por ser um “superalimento”, e essa fama acontece por um bom motivo: são repletas de nutrientes que proporcionam diversos benefícios para a saúde.

O alimento possui nutrientes como fósforo, manganês e potássio, que auxiliam a função imunológica, pois inibem a reprodução de células inflamatórias, atuando na prevenção de doenças e na preservação de membranas celulares e neurotransmissores. Também contém aminoácidos como o ácido aspártico e a glutamina, que estão relacionados com a melhora do sistema imunológico. Por isso, incluir a chia na dieta reforça as defesas do organismo e afasta o risco de doenças como gripes, resfriados e infecções.

4. Teff

Teff é um grão pequeno sem glúten com uma longa lista de benefícios para a saúde. É uma espécie de amoreira nativa da Etiópia, onde é um grão importante e se costumava fazer com ele injera ou keyta. Teff também é usado na Índia, Austrália e Estados Unidos, onde é criado em estados como Idaho e Kansas.

Como o teff é uma fonte alta de vitaminas B e minerais essenciais, ele melhora o sistema imunológico. A tiamina, por exemplo, ajuda a manter o tônus ​​muscular ao longo das paredes do trato digestivo, onde grande parte do sistema imunológico está localizado.

Como a tiamina ajuda a digestão, ele permite que o corpo extraia nutrientes dos alimentos com mais facilidade; Esses nutrientes são usados ​​para aumentar a imunidade e defender o corpo contra a doença. A tiamina ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa de partículas de alimentos e a absorção de nutrientes. Isso significa que você não quer uma deficiência de tiamina, e o consumo de teff pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de uma.

5. Grão de Bico

A farinha de grão-de-bico é um excelente alimento anti-inflamatório, e esta condição protege contra o câncer, principalmente no trato digestivo, que incluem cólon, estômago e rim. Este é mais um dos benefícios do alto teor de fibras presente na farinha de grão de bico, pois elas podem extrair toxinas do trato digestivo, mantendo as células protegidas, prevenindo a inflamação e combatendo os danos dos radicais livres.

Também ajuda o sistema digestivo melhorando a imunidade, neutralizando a acidez de alguns alimentos ajudando o corpo a combater a inflamação e impedindo que as células cancerígenas se proliferem, além de ser rico em selênio, potássio, zinco, vitamina B6 e A que são nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

6. Óleo de Linhaça Extravirgem – Não refinado

O óleo de linhaça é isolado a partir de sementes de linho da planta conhecida como Linum usitatissimum. Ele tem sido usada por centenas de anos pelos seus muitos benefícios à saúde. Nas últimas pesquisas científicas, foi encontrado que o óleo contêm a maior concentração de um ácido graxo ómega – 3 em particular, conhecido como ácido alfa-linoleico. O óleo também contém EPA (eicosapentaenoico) e ácido DHA (ácido docosahexaenoico), que são também ômega-3. Esses ácidos graxos são importantes para todas as células do seu corpo. Eles são uma parte integrante da membrana de plasma e organelas celulares internas e, como tal, importante para a manutenção da integridade da membrana celular, o transporte transmembranar e de sinalização celular. Eles também são importantes na prevenção de respostas inflamatórias, a manutenção da pressão sanguínea, redução de eventos cardiovasculares e manutenção da função do cérebro.

A comunidade médica está bem ciente das mudanças em nossas dietas ao longo do século passado, que alterou o consumo de ácidos graxos. Nossos alimentos processados ​​estão cheios de gorduras saturadas, juntamente com altas concentrações de ômega-6 com concentrações muito baixas de ômega-3. Esta diminuição em ômega-3 aumentou a incidência de doenças inflamatórias, tais como alergias e asma. Os estudos clínicos indicam que o aumento de ômega-3 em sua dieta pode ajudar a aumentar a imunidade.

7. Óleo de Girassol Extravirgem – Não refinado

O óleo de girassol é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante no organismo. Ele está relacionado à melhora do sistema imunológico. Para isso é preciso que este óleo seja consumido através de suplementos ou na forma in natura, ou seja, prensado a frio. Mas atenção: é importante salientar que, nos suplementos, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que ele seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes!

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Contate-nos

Adoramos conversar com você!

0

Facebook

YouTube

Instagram

Follow Me on Instagram