Fontes de proteína vegana: 5 opções para inserir na sua rotina!

 De Dicas de Saúde

Quando pensamos em fontes de proteínas, é comum que as carnes vermelhas, os peixes e os frangos sejam a primeira associação feita, mas como fica o consumo para quem é vegano? A verdade é que existem inúmeras fontes de proteína vegana tão boas quanto as carnes. 

Para enriquecer o seu prato e garantir a ingestão das melhores proteínas veganas é só seguir a leitura deste post com a gente! 

Entenda a importância das fontes de proteína vegana

As proteínas têm um papel essencial para a nossa saúde: elas contribuem para a imunidade, fornecem energia e ainda auxiliam na digestão de alimentos, entre muitos outros benefícios. Para seguir a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que definiu a ingestão diária de 50 g de proteína como mínima para manter uma alimentação saudável e suprir as necessidades do organismo em uma pessoa adulta, existem diversas fontes vegetais para complementar as refeições.

Além de suprir todas as necessidades do organismo, as proteínas veganas proporcionadas pelas fontes vegetais ainda são ricas em ferro, ômega 3, minerais, vitaminas e muitos outros nutrientes capazes de garantir uma vida muito mais saudável. 

Ao contrário do que muitos pensam, as fontes de proteínas vegetais são inúmeras, por isso é possível variar bem a alimentação e se aventurar na cozinha com receitas de dar água na boca!

As 5 melhores proteínas veganas

  1. Ervilhas

As ervilhas são ótimas fontes de proteína vegetal e ainda podem ser preparadas de diversas maneiras. O alimento combina com tudo e pode ser consumido cozido, com massas, como pastas, molhos, em sopas ou ainda em suplementos com blend, que já trazem outros alimentos complementares ricos em nutrientes.

Além de terem um bom nível protéico, as ervilhas ainda contam com vitaminas dos complexos A e B, ferro, potássio, cálcio, zinco e ainda uma grande quantidade de fibras. 

  1. Chia

A semente de chia é um alimento que ganhou espaço nas receitas mais recentemente e o sucesso tem motivo: o grão é rico em ômega 3, ferro, cálcio, potássio, magnésio e ainda é uma excelente fonte de proteína vegana. Para se ter uma ideia, a chia é conhecida como o grão mais completo em nutrientes.

Outra vantagem aqui é a versatilidade do alimento, que pode ser utilizado em pães, biscoitos e bolos ou ainda para comer junto com iogurtes, frutas, sopas e até mesmo com feijão. Você ainda pode consumir a chia fresca, basta misturar uma colher em um quarto de litro de água – se quiser, ainda pode adicionar suco de limão e açúcar. 

  1. Cacau 

Sim, o cacau é uma ótima fonte de proteína, sendo mais comum encontrá-lo na versão em pó. Além das proteínas, o alimento ainda traz outros benefícios para a saúde, como o combate a doenças cardiovasculares, isso porque o cacau flavonoides, que ajudam a controlar a pressão arterial. 

Com cacau em pó, é possível fazer bolos, brigadeiros e outras sobremesas incríveis, mas também vale utilizar outras versões do cacau: com a casca, a farinha é produzida, já com a polpa, você pode fazer sucos deliciosos. Outra opção são os suplementos de cacau, que podem trazer o fruto misturado com outras fontes de proteína.

  1. Grão de bico

O grão de bico já é um alimento bastante utilizado e pode ser utilizado de diversas formas: farinha, cozido, pasta, em conservas ou até como snacks. A leguminosa é rica em cálcio, ferro e vitaminas, além de ser uma ótima fonte de proteínas, carboidratos e fibras.

  1. Feijão

O feijão já é um clássico nos pratos brasileiros e também entra para a lista de fontes de proteína veganas. Aqui é importante destacar que existem vários tipos de feijão (carioca, preto, branco ou vermelho) e a quantidade de proteínas varia entre eles. 

Além de adquirir os alimentos in natura para preparar os seus pratos da maneira, você ainda pode encontrar suplementos feitos a partir das fontes de proteína vegetais. Essa pode ser uma ótima opção para complementar a sua dieta.

Para encontrar as melhores fontes de proteína é só acessar a loja da Giroil e garantir produtos de qualidade!

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